Golfinho-Listado
Nome Cientifico: Stenella caeruleoalba
Características: O Golfinho-listado é bastante fácil de identificar no mar através das suas características faixas; alguns indivíduos também têm a parte inferior de um cor-de-rosa luminoso. Normalmente com um comprimento de 2,70m;
À primeira vista pode parecer-se com o Golfinho-vulgar, que tem o mesmo tamanho e a mesma forma; contudo, o Golfinho-listado possui dorso cinzento-azulado, flancos cinzentos-claros, ventre branco, linha lateral preta a partir do olho até ao ânus e, ao contrário do Golfinho-vulgar, nos flancos não tem o desenho de uma ampulheta amarela.
Também é possível confundi-lo com o golfinho do Bornéu, apesar de o Golfinho-listado ser mais aerodinâmico, ter o bico mais comprido e a barbatana dorsal maior e mais falciforme. Uma das características mais distintivas é a marca clara com a forma de um dedo abaixo da barbatana dorsal, mas esta é também característica de muitos Golfinhos-malhados do Atlântico e roazes-corvineiros.
É uma espécie vulgar, mas a sua população diminuiu em anos recentes.
Também pode ser chamado de Golfinho-riscado .
Barbatana Caudal
Barbatanas Dorsais
Variações cromáticas: A cor principal do corpo e as faixas são muitíssimo variáveis; a parte superior, pode ir do cinzento-azulado ao cinzento-acastanhado.
Comportamento: Activo e dá muito nas vistas . Salta com frequência, às vezes até 7 m de altura, e é capaz de acrobacias espantosas que incluem o salto mortal de costas, rodopios-caudais e pequenos saltos de barriga para o ar.
Quando nada velozmente, um máximo de um terço de todos os membros do grupo encontra-se à superfície em qualquer momento.
Os mergulhos duram tipicamente entre 5 e 10 minutos.
Quando se alimenta, mergulha a pelo menos 200 m de profundidade.
"Acompanha à proa" em algumas áreas (sobretudo no Atlântico e no Mediterrâneo), mas é raro aproximar-se de embarcações em outras áreas.
Grupos mais pequenos (menos de 100) tendem a surgir no Atlântico e no Mediterrâneo. É frequente associar-se com Golfinhos-Vulgares e com atuns-albacora.
Nos últimos anos deram-se vários acostamentos em massa.
Distribuição: Sobretudo tropical e subtropical , apesar de também ser encontrado em águas quentes temperadas.
Distribuição ampla, apesar de parecer não ser contínua; em algumas áreas está ausente ou a densidade é baixa, sugerindo várias populações geograficamente isoladas.
Registadas migrações sazonais características ao largo da costa do Japão , onde tem sido bem estudado: aparece no Inverno no mar da China oriental e no Verão no Pacífico Norte pelágico.
Desconhecem-se migrações em outras partes do mundo, apesar de em algumas áreas poder mover-se sazonalmente com as correntes quentes oceânicas.
Surge predominantemente ao largo e, quando encontrado perto de terra, é normalmente em águas profundas.
Alimentação: pequenos peixes, pequenos camarões, cefalópodes.