Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto

Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto

Nome Cientifico: Stenella clymene

Características: Durante muitos anos considerou-se o Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto como uma das muitas variantes do Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido, mas em 1981 foi oficialmente classificado como espécie separada.

Há uma sobreposição considerável das duas espécies na área do Atlântico, e no mar pode ser difícil distingui-las. O Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto é um pouco mais robusto do que o Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido, a barbatana dorsal é menos triangular e tem o bico mais curto e um pouco mais forte; assim, procure a mancha dorsal escura do Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto , que desce sob a barbatana e quase toca a parte inferior branca.

O Golfinho-Clymene possui um corpo robusto com coloração bem definida, o ventre é claro, quase branco e o dorso possui um manto dorsal bem escuro, quase negro, sendo que as suas laterais são cinza claro. O manto dorsal começa na base do melão (testa) e se prolonga até um pouco atrás da nadadeira dorsal, sendo que logo abaixo da mesma nadadeira ela se prolonga um pouco em direcção ao ventre. As suas nadadeiras são escuras, quase negras, sendo a dorsal um pouco falcada e localizada no meio do corpo.

O seu bico é curto, possui uma coloração clara, quase branca, sendo que os lábios e a ponta são negros, no dorso do bico se estende, da ponta até a base do melão (testa do animal) uma lista negra, de onde se localiza também uma das principais características distintivas desta espécie, que é uma manchinha em forma de "bigode" que eles possuem próximo ao meio desta listra. Em alguns indivíduos uma linha negra bem fina surge do "bigode" e se prolonga até o olho onde começa a alargar e contorna todo o olho do animal como se fosse um par de "óculos".

Pode também ser confundido com roazes-corvineiros e com Golfinhos-Vulgares. Provavelmente, o Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto não é muito abundante, apesar de poder ter passado despercebido em certas áreas devido a dificuldades de identificação.

Dimensões: O Golfinho-clymene pode atingir até 2m de comprimento e pesar em torno de 85kg.

 

Barbatana Caudal

Comportamento: Às vezes rodopia longitudinalmente quando salta, "aterrando" em geral sobre o dorso ou um flanco ; observações recentes no golfo do México indicam que os saltos do Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto são tão altos e complexos como os do Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido, mas tal parece ser raro na maioria das populações.

Sabe-se que o Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto "acompanha à proa" e surfa as ondas produzidas pelas embarcações, às vezes, em algumas áreas aproximam-se  bastante das embarcações.

Pensa-se que se alimenta à noite , em águas de profundidade média.

Pode ser visto na companhia de Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido, de Golfinhos-Vulgares e de variadas pequenas baleias .

Distribuição: É uma espécie rara, não se conhece ainda um local de concentração destas espécies, porém, sabe-se que eles ocorrem apenas nas regiões tropical e subtropical do oceano Atlântico, incluindo o mar do Cariba e golfo do México. Trata-se de uma espécie de hábitos oceânicos, dificilmente pode ser visto nadando em águas rasas. No Brasil, o estado da Bahia é o que tem o maior número de registros para esta espécie (70%).

Registado ao largo da costa noroeste de África ; no Atlântico central , junto do Equador ; ao longo da costa nordeste da América do Sul ; no sudeste dos EUA ; até à Nova Jérsia ; no golfo do México ; e no mar das Caraíbas .

Para sul, pode surgir até ao Brasil austral , na parte oeste da área e no leste de Angola , mas não se conhece com certeza os limites da distribuição.

Encontrado sobretudo em águas fundas .

Alimentação: peixes, cefalópodes.

Curiosidades: O Golfinho-clymene é a segunda espécie de golfinho em número de encalhe separa o litoral baiano, sendo que a maioria dos indivíduos encalham ainda vivos, porém, por se tratar de uma espécie muito susceptível ao stress, muitas vezes acaba falecendo da chegada do socorro. Uma outra curiosidade é o número de filhotes ainda lactantes e jovens que encalham vivos por motivos ainda desconhecidos.

Pagina Anterior