Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido

 

Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Comprido

Nome Cientifico: Stenella longirostris

Características: 1,80-2,10m; 50kg; dorso preto; flancos cinzentos-escuros; ventre mais claro; barbatana dorsal triangular.

A norte de Equador, é Primavera, e as crias do golfinho nascem 10-11 meses após o acasalamento. A cria tem 75cm de comprimento à nascença, e logo que nasce, a progenitora empurra-a até à superfície para respirar. As crias são alimentadas durante 11 meses. No Hemisfério Norte, os golfinhos do oceano Pacífico Oriental acasalam no fim da Primavera e princípio do Verão. Os machos atingem a maturidade sexual com 6-9 anos, e as fêmeas, 4-6 anos. Os Golfinhos-fiandeiros-de-bico-comprido alimentam-se sobretudo de peixes e lulas durante a noite. Em busca de alimento, fazem migrações limitadas – os que se encontram perto das costas do Pacifico têm relevado domínios de 300-700km. Constituem excepção os Golfinhos-fiandeiros-de-bico-comprido do Pacífico, à volta do Havai, ilhas Marquesas, ilhas do Natal e Taiti, que permanecem junto ás ilhas todo o ano. No Pacífico Oriental, encontram-se muitas vezes Golfinhos-fiandeiros-de-bico-comprido juntamente com atuns nas redes dos pescadores de atum, que inadvertidamente pescam golfinhos juntamente com este.

Um dos cetáceos mais acrobáticos, o Golfinho-fiandeiro-de-bico-comprido é bem conhecido devido às espectaculares exibições aéreas.

Há muitas variedades que diferem muito na forma do corpo, tamanho e cor. Quatro vivem sozinhas no Pacífico oriental tropical e há outras variedades, menos conhecidas, noutras partes do mundo.

A descoberta mais recente é a forma "anã", encontrada no golfo da Tailândia.

O bico comprido e esguio, a barbatana dorsal recta, e os saltos altos e rodopiantes são a melhor maneira de distinguir os Golfinhos-fiandeiros-de-bico-comprido de outras espécies; a maioria tem também um padrão cromático característico com 3 tons, apesar de os animais do Pacífico oriental serem  sobretudo cinzentos.

Centenas de milhares de Golfinhos-fiandeiros-de-bico-comprido têm sido mortos nas redes de pesca do atum no Pacífico tropical oriental, provocando recentemente um grande declínio na população desta área.

Pode também dar-se o nome de Golfinho-salpicado-de-bico-comprido .

Barbatana Caudal

Comportamento: Quando está a saltar, lança-se violentamente para o ar, até uma altura de 7 metros , depois num simples salto, faz girar o corpo em curvas sinuosas ou roda até 7 vezes em torno do seu eixo longitudinal. O Golfinho-Fiandeiro-de-Bico-Curto é o outro único cetáceo que faz isto. Também pode ser visto a saltar da maneira habitual.

Na maioria das áreas está sempre pronto a "acompanhar à proa" mas muito mais nervoso no Pacífico oriental tropical , sendo raro aproximar-se das embarcações nas Pequenas Antilhas, mar das Caraíbas.

Ao nadar, grandes grupos transformam frequentemente a água num mar de espuma.

Associa-se muitas vezes com Golfinhos-malhados-Pantropicais, atuns-albacora e aves marinhas no Pacífico oriental tropical; pode ser visto ao longo da área com outros cetáceos.

Tempo de vida: 15-30 anos.

Distribuição: Por vezes surge em águas quentes temperadas, mas sobretudo tropicais .

Cada variante tem uma área mais limitada do que a espécie como um todo; por exemplo, a forma costa-riquenha é encontrada apenas numa estreita banda de água com menos de 150Km de largura, ao largo da América Central ocidental ; e a forma oriental é encontrada a partir do ponto mais alto da Baixa Califórnia, México, até 125º para sul do Equador, e ao largo .

Duas variantes, ou mais, podem surgir na mesma área.

Pouco se sabe sobre a distribuição no Atlântico. Mais vulgar no mar alto, em particular no Pacífico oriental tropical , mas também encontrado perto da costa, nas águas do sudoeste dos EUA e em volta de algumas ilhas .

A forma havaiana parece permanecer junto à costa durante o dia e deslocar-se para o largo à noite, para se alimentar.

Alimentação: Peixes compridos e estreitos (enguias), cefalópodes.

Pagina Anterior