"Leque" de noticias alargado

Mais
9 anos 7 meses atrás - 9 anos 7 meses atrás #910 por Guilhas
Guilhas criou o tópico: "Leque" de noticias alargado
Olá

Como prometi, vou trazer-vos muitas noticias, agora não só nacionais mas quase exclusivamente internacionais, tais como updates sobre a pesca aos golfinhos no Japão, em Taiji, e a pesca ás baleias no eceano antárctico e muito mais.

Apenas 5 nações continuam a caçar baleias a uma grande escala:

Japão:
Logo depois da proibição da pesca da baleia em 1986, altura em que eram caçadas ás dezenas de milhar, o Japão apresentou uma proposta ao IWC (International Whaling Comission), que consistia numa permissão especial para caçar baleias, que serviriam para efectuar pesquisas cientificas sobre os animais através da pesquisa letal. A cota de baleias que podiam caçadas foi deixada também ao critério dos Japoneses, algo considerado ridículo. Os Japoneses impuseram então uma cota de 935 baleias anãs (Balaenoptera acutorostrata)e, 50 Rorquais comuns (Balaenoptera physalus) que estão neste momento em grande perigo de extinção;

Noruega:
Como não está ligada ao IWC, a Noruega pode pescar baleias legalmente. A Noruega é responsavel pela morte de 300 a 400 baleias anãs por ano, e por vezes alguns exemplares de outras espécies.

Islândia:
Depois de ter sido negada à Islândia por várias vezes a permissão cientifica, este país recomeçou a caça comercial, em que a cota imposta chegava ás 30 baleias anãs e 9 rorquais comuns. Recentemente foram feitas negociações com a Islândia para que a caça acabasse, na medida de facilitar a entrada do país na UE (União Europeia), às quais o país se mostrou interessado. A Islândia foi também um dos principais paises da caça á Orca (Orcinus orca), onde foi capturada também a Orca Keiko, mais conhecida por Willy, do filme "Salvem o Willy".

Ilhas Faroe:
Todos os anos, á volta de 1000 baleias-piloto ou Bocas-de-panela (Globicephala melas) são perseguidas até uma baia ou uma enseada onde são mortas. A forma como são mortas é brutal e inumana. Ganchos são colocados ou fortemente espetados no espiráculo enquanto uma segunda pessoa se encarrega de cortar a medula espinal ou o pescoço dos animais. Machos, fêmeas, crias e até mães gravidas sao mortas. As baleias-piloto vivem em familias muito proximas, e os laços entre mães e crias são fortissimos. Os animais testemunham a matança dos seus familiares e irmãos em panico e debatem-se durante todo o processo. A pesca é apenas de subsistência mas ainda assim inaceitável.

Rússia
Para além de ter capturado várias Orcas juntamente com a Islândia, que são agora protegidas, a Rússia tem também permissão para capturar 140 baleias cinzentas do pacifico (Eschrichtius robustus), espécie ameaçada de extinção.

A organização Sea Shepherd Conservation Society, www.seashepherd.org , tem sido uma presença importante na luta contra a pesca realizada pelo japão no Oceano Antárctico.A luta consiste em tentar impedir a chamada "pesca cientifica". Na temporada de 2009/2010, é de salientar que este mesmo grupo de conservacionistas e activistas conseguiram salvar mais de 500 baleias, reduzindo a cota dos Japoneses para metade. Neste momento, a campanha de 2010-2011 está a decorrer, e, até ao momento, os japoneses não foram capazes de matar uma única baleia, o que é um sucesso enorme.

Trarei mais noticias em breve.
Última Edição: 9 anos 7 meses atrás por Guilhas.

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.

Moderadores: Ocean LoverdennyGuilhas
Tempo para criar a página: 0.164 segundos